quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dicas para quem quer se casar

Oi, pessoal!

Ultimamente, o número de casamentos tem aumentado. Isso é ótimo! No entanto, as pessoas precisam cuidar dele depois da cerimônia para que não façam parte da estatística assustadora de divórcios...

Bom, mas isso é assunto pra outra prosa!

Tem muita gente conhecida casando, querendo casar, mas nem todo mundo tem uma direção para seguir no que diz respeito ao planejamento. Por isso, resolvi compartilhar um pouco da minha experiência para tentar ajudar a algumas pessoas que estejam perdidas no caminho maravilhoso do casamento.

[Aviso: o post ficou meio grande hehehe então, se não tiver muita paciência, leia aos poucos ou apenas veja as frases em negrito e leia o tópico de mais interesse para você]

Tenha um caderno. Pequeno ou grande, isso depende do tanto que você escreve. Nele, você pode colocar tudo relacionado ao casamento: suas ideias, pensamentos, preços, cotações, listas e tudo o mais que quiser!

Tenha um noivo ou noiva. Este item é só pra garantir. hehehe

Marque uma data. Muita gente acha que, para marcar a data, é preciso ser filho de milionários - ou ser o próprio - ou ter boa parte do dinheiro para fazer os pagamentos. Quando marcamos a data do casamento, em 21 de junho de 2011, nossas perspectivas não eram das melhores (o porquê disso só conto pessoalmente), mas eu sabia, que para casar, o melhor a fazer era marcar a data. Por que isso? Nós precisamos de objetivo na vida. Se a gente quer um emprego melhor, a gente vai atrás. Se o desejo é por um aumento de salário, a gente estuda e pede um, ou então faz o possível para demonstrar o nosso merecimento. Se a gente quer casar e já tem um noivo, a consequência natural é saber em que dia esse evento vai ocorrer. Se não tivermos um foco, não precisamos nos apertar e correr atrás (considerando que não somos filhos de milionários e nem temos tanto na conta). Como dizem meus pais, "para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve", e geralmente esse lugar se chama ACOMODAÇÃO.

Marcada a data, defina o que quer. Casamentos têm muitos detalhes, e eles têm um preço. Por isso, este ponto é paralelo ao seguinte: defina quanto você (acha que) pode gastar. Por favor, seja realista. Se você recebe um salário mínimo por mês e seu noivo também, não pense que em 6 meses você vai conseguir fazer uma festa que custe muitos dígitos. Mas saiba que não importa o quanto você ganhe, é possível casar. Faça algo à altura da sua realidade. Com relação ao defina o que quer, você precisa saber com o que deseja decorar seu casamento (flores, velas, flores e velas, bolas de ar, itens que remetam à memória familiar, vidros, etc.). Também é necessário definir que tipo de comida e bebida você quer servir na festa, se terá bolo e docinhos, lembranças e tantas outras coisas. Você vai querer seu casamento filmado e fotografado? Defina isso também.

Não deixe de pedir ou aceitar ajuda. Somos, ou deveríamos ser, pessoas sociáveis e, de forma simplista, quero dizer que vivemos em sociedade e nos relacionamos com nossos semelhantes (às vezes obrigados, é verdade hehehe). Por mais que você seja uma pessoa reservada e de poucos amigos, assim como eu, sempre haverá alguém - ou alguéns - que querem ver o seu bem e sua felicidade no grau máximo. Sempre, sempre, sempre (salvo para os casos de ermitões ou pessoas isoladas em ilhas, cavernas, etc.) haverá pelo menos uma pessoa que se oferecerá para ajudar. Ah, você tem amigos com quem sempre pôde contar para qualquer situação? Em qualquer um dos casos, aceite e peça ajuda. As pessoas ficam felizes em poder ajudar, e você vai ficar feliz também em ver tantos envolvidos na organização do seu casamento.

Faça orçamentos, sem vergonha. Faça orçamentos dos serviços que você quer em seu casamento. As empresas e prestadores de serviço estão aí para isso mesmo. O máximo que pode acontecer é você perder alguns minutos do seu dia vendo fotos e conferindo preços de um profissional que você não vai contratar. E, aproveite, você será muito bem tratada.

Deguste. Os bufês e confeitarias oferecem a degustação para tentar conquistar o cliente. Mais uma vez, não se envergonhe. Vá com tudo hahaha, nem tanto, mas aproveite. Você vai se casar apenas uma vez na vida (assim espero) e, dentre tantas preocupações, a degustação é um momento em que você será servida sem precisar pagar e sem assumir compromissos com a pessoa ou empresa. Ah, se é a noiva que vai ver essas coisas, não deixe de levar seu noivo para degustar também. Até porque o casamento será de vocês dois.

Não deixe nada para última hora. Pior coisa é ver noivas descabeladas na(s) semana(s) anterior(es) ao casamento porque tem muita coisa que não resolveu ainda.

 
Imagem disponível em noivafelizperdida.blogspot.com

Sempre haverá algum imprevisto na última semana e, talvez, no dia do casamento. Previna-se e programe-se para o imprevisível. Você pode não saber o que será, mas terá tempo para resolver. No meu caso, a floricultura não levou algumas flores que haviam sido encomendadas e pagas. Como eu tinha tempo e tudo estava resolvido, fui no supermercado, comprei  lindas hortênsias (superbaratas) e elas foram uma ótima substituta para as flores faltantes. Eu poderia saber que isso aconteceria? Não! Mas eu deixei espaço para resolver o imprevisível caso ele aparecesse.

Sim, o mundo dos casamentos é um desafio, mas é uma delícia também. Há muitas outras coisas que poderiam ser faladas (já que hoje estou inspirada e turbinada pelo chá mate gelado com limão hohoho), mas o post já ficou grande e tenho de guardar inspiração para outras coisas!

Até mais!


Um comentário:

  1. Suas colocações são muito claras e objetivas. Qualquer noiva ficará bem informada

    ResponderExcluir