terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Receita da Semana: Bolo de Banana

Oi, minha gente!

Uma das minhas resoluções de ano novo era fazer, por semana, pelo menos uma receita de algum blog, site ou livro culinário. Na semana passada, não tirei fotos, mas fiz o tal do Clericot. Adaptei pra caramba, mas as frutinhas se misturaram à champanhe e ficaram uma delícia!
Também refiz uma das mais pedidas dos últimos tempos: musse de vinho! (Sim, para o Natal e para o Reveillon: mesma sobremesa para públicos diferentes!) Para o almoço do dia 1º, que fomos para a casa do Cristiano, fiz uma receita que queria fazer há tempos, o Pudim Preguiçoso. Essa receita me remete à tia Leila, que, como todos que a conhecem sabem, é uma cozinheira de mão cheia (seu bolo de fubá é sua receita de maior sucesso!).

Sem mais delongas, a receita de hoje ontem (porque a Life não me permitiu postá-la no dia hehehe) é oriunda de um dos sites culinários que eu mais acesso. Com visitas praticamente diárias, o Panelaterapia se tornou uma preciosa fonte de consulta. (Já fiz várias receitas de lá, com e sem adaptações.)

Bolo de Banana sem Farinha e sem Açúcar


Vamos aos ingredientes:

- 2 bananas nanicas (usei 1 banana prata e 1 banana maçã);
- 1/2 xícara de uvas passas pretas (usei cerca de 10 ameixas secas picadas);
- 2 ovos pequenos;
- 1/4 xícara de óleo;
- 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
OPCIONAL: 2 colheres de sopa de açúcar (usei mascavo)

Todos os ingredientes, exceto o fermento, foram colocados e batidos no liquidificador (cortei as bananas em rodelas) e, quando tudo já estava bem misturadinho, acrescentei o fermento e bati só mais um pouquinho.

Realmente, a massa fica bem densa e, mesmo antes de assar, o bolo já é uma delícia! (Eu e minha mania de SEMPRE raspar qualquer recipiente em que faça o bolo hehehe)

Untei e enfarinhei uma forma de bolo inglês e mandei pro forno. Assou por, mais ou menos, 35 minutos.




Resultado: delíciaa!! Macio, molhadinho, do jeito que eu gosto!!

Obs.: Deve ficar uma delícia colocar castanhas picadinhas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário